Chevy and GMC Duramax Diesel Forum banner

Capacidade do líquido de arrefecimento - como obter uma mistura 50/50 após a lavagem?

3 reading
43K views 10 replies 9 participants last post by  jlawles2  
#1 ·
De acordo com o manual do proprietário, a capacidade do líquido de arrefecimento é de 25,4 quartos. Para uma mistura de 50/50, 12,7 quartos devem ser de água e 12,7 quartos devem ser de DEXCOOL concentrado.

Depois de lavar o sistema várias vezes, onde só sai água, só consigo adicionar 2-1/4 galões (9 quartos) de DEXCOOL antes que o reservatório fique cheio.

Removi o parafuso de sangria da carcaça do termostato e puxei a mangueira superior do radiador. O reservatório desce um pouco, mas não muito.

Liguei o camião durante vários minutos, pensando que a bomba de água faria circular o ar e ainda nada.

#3 ·
De acordo com o manual do proprietário, a capacidade do líquido de arrefecimento é de 25,4 quartos. Para uma mistura 50/50, 12,7 quartos devem ser de água e 12,7 quartos de DEXCOOL concentrado.

Depois de lavar o sistema várias vezes, onde só sai água, só consigo adicionar 2-1/4 galões (9 quartos) de DEXCOOL antes que o reservatório fique cheio.

Removi o parafuso de sangria da carcaça do termostato e puxei a mangueira superior do radiador. O reservatório desce um pouco, mas não muito.

Liguei o caminhão por vários minutos pensando que a bomba de água faria circular o ar e ainda nada.
Quando você lavou o motor, você puxou a mangueira inferior do radiador e os dois bujões de drenagem do motor? Observe que o bujão do lado direito, perto do motor de arranque, é difícil de alcançar; quando fiz o meu, deixei-o lá dentro, estacionei-o em uma rampa e drenei o líquido de arrefecimento do motor.

#6 · (Edited)
Quando você lavou o motor, você puxou a mangueira inferior do radiador e os dois bujões de drenagem do motor. Observe que o bujão do lado direito, perto do motor de arranque, é difícil de alcançar; quando fiz o meu, deixei-o lá dentro, estacionei-o em uma inclinação e drenei o líquido de arrefecimento do motor.
Eu só puxei a mangueira inferior do radiador. Eu apenas puxei a drenagem do bloco do lado do motorista e a mangueira do radiador e depois consegui encher cerca de 4 galões no reservatório. Não consigo acreditar que ainda haja mais de 2 galões lá dentro depois de puxar a mangueira do radiador e a drenagem do bloco.

#4 ·
Obtenha um hidrômetro de bateria (qualquer lugar que tenha suprimentos automotivos, incluindo Walmart ou Amazon) para que você possa obter uma leitura da mistura. Drene um pouco de líquido de arrefecimento e reabasteça com líquido de arrefecimento puro para aumentar a porcentagem conforme necessário. Se você for um pouco longe demais, como para 60%, também não fará mal. Sim, tenha cuidado ao tentar deixar sair um pouco de cada vez, como um litro ou 2.

#5 ·
Aqui está o que eu faço. Eu sei que depois de fazer um trabalho muito completo de limpeza do sistema de arrefecimento, incluindo o aquecedor, eu adiciono Dexcool puro para quase 1/2 da capacidade do sistema, ou seja, cerca de 12 litros. Posso não conseguir colocar todos os 12 litros, então, se não, basta adicionar 9, ou o que eu conseguir colocar. Em seguida, ligo o motor e meço a concentração com um testador de anticongelante. Pode não testar para 50%, então eu drenaria líquido de arrefecimento/água suficiente para colocar cerca de 3 galões de líquido de arrefecimento puro. EU MANTENHO O LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO MISTURADO nos jarros vazios. Meça novamente a concentração. Ajuste adicionando mais Dexcool, drenando um pouco do sistema de arrefecimento para os jarros para dar espaço para o Dexcool concentrado. Não leva muito tempo para obter a concentração que você deseja. O líquido de arrefecimento misturado dura muito tempo. Meça a concentração e coloque-a em cada garrafa para que, quando precisar de mais líquido de arrefecimento, você saiba o que está usando.

#7 ·
Eu acho que se você puder encher até 12qt / 25,4qt, isso é o suficiente. Pela matemática, isso chega a %47. Inicialmente, você indicou que só conseguiu colocar 9qt drenando apenas o radiador e a mangueira inferior. Então, puxando o bujão do bloco do lado do motorista, você conseguiu 3 quartos adicionais? Parece que puxar o bujão fácil do lado do motorista e encher com AF puro é o melhor método. Como afirmado acima, se você realmente quiser obter 50/50, você pode misturá-lo e drenar um pouco do 47/53 e reabastecer com líquido de arrefecimento puro. Eu nunca realmente confiei nos testadores de bolas flutuantes para medir com muita precisão. Eu uso 15/85 nas minhas motos de terra, pois isso proporciona um melhor resfriamento do motor e ainda fornece proteção contra congelamento suficiente. Você abre mão de um pouco de proteção contra congelamento, mas é uma troca entre rejeitar o calor antes de ferver ou evitar a fervura por ter um ponto de ebulição mais alto. Em geral, se você estiver funcionando quente o suficiente para ferver, ele vai ferver, independentemente da proporção. Tentando misturar para %15 por cento, os testadores de bolas flutuantes são praticamente inúteis.

#8 ·
Se bem me lembro, o dreno do bloco do lado do passageiro da frente também é muito fácil de alcançar. Puxe o para-lama interno e ele está bem ali.

• Like
Reactions: ADE
#9 ·
….. Esteve no negócio de radiadores automotivos por mais de 40 anos; algumas pessoas acertaram ao dizer para também drenar o bloco usando as torneiras do bloco e removendo a mangueira inferior. … Agora também seria um bom momento para considerar mangueiras, termostatos com certeza e tampa de pressão…. No meu negócio e por experiência pessoal, sempre procurei 2/3 de anticongelante e 1/3 de BOA água ou água destilada… Com 2/3 de anticongelante, você obtém uma excelente proteção contra corrosão!…

#11 ·
O anticongelante puro tem um ponto de congelamento muito mais baixo e um ponto de ebulição mais alto. A desvantagem do glicol puro é a transferência de calor reduzida. Sim, você terá calor, mas não terá tanto calor, nem o motor dissipará tanto calor para a atmosfera através do radiador.