Embora eu seja novo na plataforma Dmax como proprietário, construí muitos motores a gasolina e trabalhei em alguns motores a diesel ao longo dos anos. Uma coisa que direi é que, quando esses motores são projetados, eles são construídos para manter a confiabilidade e são superdimensionados em certos aspectos para tolerâncias. Embora o desempenho diesel seja um mercado enorme, provavelmente porque a alteração de aspectos simples de engenharia renderá mais potência, você precisa estar atento ao fazer atualizações. Quando você reduz essas tolerâncias, isso abre espaço para falhas.
Cada geração Dmax tem suas peculiaridades. Você não está lidando com nada importante desde o início, como os Ford 6.0s tinham, mas os injetores e as bombas são conhecidos por falhar mais cedo do que você gostaria. Se você mantiver a manutenção básica adequada e apenas os usar com força, ficará bem.
Recomendo tentar comprar a melhor combinação de mais novo x quilometragem que você puder encontrar. A plataforma LBZ teve uma produção muito limitada e é muito procurada. Isso se deve principalmente ao fato de que foi a última geração antes que os componentes de emissão altamente regulamentados se tornassem padrão. Desde então, os vários componentes de emissão se tornaram o calcanhar de Aquiles desses motores. É ilegal em nível federal remover qualquer um desses componentes, então isso nem é uma opção, nem qualquer membro deste site condena ou promove o mesmo, e não é permitido falar sobre isso.
Se estiver procurando por um usado, tente encontrar um não modificado. Sim, esses podem ser caminhões de 700 mil km sem problemas, mas quando você compra um com 250 mil km, você não sabe como ele foi tratado nesses primeiros 250 mil km. Depois de começar a ver tubos de carga e interruptores dps5, etc., eu hesitaria em puxar o gatilho, a menos que você obtenha documentos para TUDO. Novamente, não para dizer que o proprietário anterior não fez isso corretamente, mas esse é AGORA o SEU investimento e você quer ter certeza de que seu bebê está sendo cuidado, certo?
Há muito conhecimento por aqui. Cada geração de motor tem sua própria subseção aqui, então apenas explore e sinta os problemas comuns. Leve com uma pitada de sal, porque a maioria das postagens são de pessoas que procuram ajuda com problemas, o que não significa que todo cara tenha esses problemas o tempo todo - mas pode ajudar a fornecer conhecimento básico sobre problemas comumente vistos.
Se você não sabe, apenas pergunte. No entanto, tente fazer alguma pesquisa e cavar antes de fazer a mesma pergunta "qual o tamanho da roda e do pneu que caberá no meu caminhão" que é postada 60 vezes por dia. Etc.
Boa sorte e mantenha-nos informados!