Chevy and GMC Duramax Diesel Forum banner

Escareador de vela de incandescência GM-52074 / EN-52074

11K views 50 replies 14 participants last post by  saltfever  
#1 ·
Estou procurando um pouco de ajuda. 2018 L5P 180K milhas e tem um código para a vela de incandescência número 3. Graças a este fórum, descobri rapidamente que é melhor usar um alargador de vela de incandescência. Tenho as velas OEM em mãos, mas não consigo encontrar o alargador. Parece que estão esgotados em todo o país. Tentei OTC, international, Tillman, o que você quiser... nada. Alguma ideia ou alguém tem um que gostaria de vender? Eu realmente não quero arriscar quebrar o novo no cilindro, mas estou ficando sem opções. Eu tenho o alargador encomendado através da internacional, mas eles dizem março, na melhor das hipóteses. Tentando ter uma ideia da taxa de sucesso indo sem a ferramenta e com tantas milhas? Eu li que não é bom deixar uma vela morta nesses motores por muito tempo, porque ela acumula ainda mais carbono por não queimar a ponta e vai quebrar ou ficar presa lá dentro. Há alguma verdade nisso? Posso ainda dirigir muito ou você concorda que eu deveria tentar usá-lo o mínimo possível? Obrigado antecipadamente. Para sua informação. O caminhão liga imediatamente a 10F.

#3 ·
Eu vi aquele, mas diz "Semelhante ao EN-51249, que eu cruzei para ser de 2001-2016. Então eu acho que a descrição da Amazon está errada dizendo "2001-presente". Eu presumo que haja uma razão pela qual a gm tinha EN-51249 para antes de 2016 e EN-52074 para o L5P? Alguém sabe a diferença?

#4 ·
Eu vi aquele, mas diz "Semelhante a EN-51249", que eu cruzei para ser de 2001-2016. Então eu acho que a descrição da Amazon está errada dizendo "2001-presente". Eu presumo que haja uma razão pela qual a gm tinha EN-51249 para antes de 2016 e EN-52074 para o L5P? Alguém sabe a diferença?
Sim, eu não sei. Todos os meus bookmarks anteriores também estão fora de estoque, como você disse.

#5 ·
Estou procurando um pouco de ajuda. 2018 L5P 180K milhas e tem um código para a vela de incandescência número 3. Graças a este fórum, descobri rapidamente que é melhor usar um alargador de vela de incandescência. Tenho as velas OEM em mãos, mas não consigo encontrar o alargador. Parece que estão esgotados em todo o país. Tentei OTC, internacional, Tillman, você escolhe... nada.

Alguma ideia ou alguém gostaria de vender um? Eu realmente não quero arriscar quebrar o novo no cilindro, mas estou ficando sem opções. Eu tenho o alargador encomendado através da internacional, mas eles dizem março, na melhor das hipóteses.

Tentando ter uma ideia da taxa de sucesso indo sem a ferramenta e com tantas milhas?

Eu li que não é bom deixar uma vela morta nesses motores por muito tempo porque acumula ainda mais carbono por não queimar a ponta e vai quebrar ou ficar presa lá dentro. Alguma verdade nisso? Posso ainda dirigir muito ou você concorda que eu deveria tentar usá-lo o mínimo possível?

Obrigado antecipadamente. Para sua informação. O caminhão liga imediatamente a 10F.
Olá,

Acabei de comprar um da freedom racing tool. Inscrevi-me no alerta de estoque de produtos deles e ele estava em estoque alguns dias depois. Não sei se tive sorte ou se eles os recebem tão rápido. Ligue para eles ou envie um e-mail, talvez eles possam fazer um pedido pendente/acelerar um para você.

Boa sorte.

#6 ·
Por que essa ferramenta é tão cara? Há algo mais nela do que parece? Parece um cortador de duas etapas, uma espécie de broca com duas etapas e não um corte torcido nela.

#7 ·
Obrigado a todos que ainda estão na caça e ainda procuram informações. Eu vou ligar para a liberdade amanhã. Quando liguei para a OTC, a senhora soube imediatamente a peça e disse boa sorte e o principal fabricante parou de fabricá-las, mas, há alguma outra empresa que as está fabricando ou vai fabricá-las, disseram-me.

Eu concordo que o preço é uma loucura, mas o que é ainda pior é que a GM pede para usá-las e elas não são encontradas em lugar nenhum.

Alguém sabe o diâmetro da vela de incandescência para antes de 2016 ou tem uma para medir com um paquímetro? Pergunto-me se a ferramenta da Amazon funcionaria. Mas, novamente, por que a GM mudaria o número da peça?

#28 ·
Editar... Alguém sabe o diâmetro da vela de incandescência para pré-2016 ou tem uma para medir com um paquímetro? Pergunto-me se a ferramenta da Amazon funcionaria. Mas, novamente, por que a GM mudaria o número da peça?
Um pouco tarde, mas isso pode ser útil para alguém. Não vejo como o alargador funcionaria, a menos que tenha um diâmetro maior do que a extremidade incandescente, mas pequeno o suficiente para caber no orifício.
Image
Image

#9 ·
Posso ser criticado aqui... Substituí 5 das minhas velas de incandescência L5P nos últimos 3 anos, nunca usei o alargador (nem sabia que existia). Não tive problemas com as velas que substituí. LOL agora tenho que ir mas comprar um alargador... :)

#10 ·
Posso ser criticado aqui... Substituí 5 das minhas velas de incandescência L5P nos últimos 3 anos, nunca usei o alargador (nem sabia da sua existência). Não tive problemas com as velas que substituí. LOL agora tenho que ir mas um alargador maldito... :)
Sem críticas.
Li sobre algumas pessoas que fizeram o mesmo.
Na maioria das vezes, provavelmente está OK.
Também não fazia ideia que era uma "coisa" até ler sobre isso. Pensei, bem, deixe-me pelo menos preparar-me para isso.

#12 ·
Você pode borrifar um pouco de solvente no buraco para quebrar o carbono e usar a vela de ignição antiga como alargador. Se entrar suavemente e sair, a nova também entrará. Sopre-o com ar de oficina após a limpeza com solvente antes de instalar a nova. Eu faço isso dessa maneira nesses caminhões nos últimos 20 anos.

#16 ·
Pode borrifar um pouco de solvente no orifício para quebrar o carbono e usar a vela de incandescência antiga como alargador. Se entrar suavemente e sair, a nova também entrará. Sopre-a com ar de oficina após a limpeza com solvente antes de instalar a nova. Tenho feito isso nesses caminhões nos últimos 20 anos.
Isso pode não ser uma má ideia. Talvez eu moa as roscas até não ter nada na vela antiga para poder "sentir" a resistência ao deslizá-la para dentro e para fora? Nunca fiz uma antes e presumo que, se houver resistência, posso não senti-la muito usando as roscas para empurrar? O L5P é o único com porcelana? Talvez essa seja a diferença?

#14 ·
Bem, no pré l5p nunca tive problemas com as poucas dúzias que fiz. Aprenda algo novo todos os dias!
Muita gente tem dito isso. Não parece ser uma "coisa" até que o L5P apareceu.
🤷

#15 ·
Esta é uma ótima informação. Neste momento, posso retirá-lo e ver como é colocá-lo de volta. Não me importo se a ficha morrer rápido, só não quero que o proclin rache e deixe cair a ponta no cilindro. Fico feliz em saber que outros tiveram sucesso sem a ferramenta no L5P! Alguém tem uma quilometragem maior (180.000 milhas ou mais) e ainda não tem um problema? Não tenho ideia se eles foram substituídos antes. Comprei o caminhão com 160.000.

Mais uma vez, obrigado!

#22 ·
Só uma continuação. Ainda esperando a ferramenta, mas tirei a ruim. Saiu como manteiga e a nova entrou da mesma forma. Troquei-as com o motor na temperatura. Pronto para usar.

Obrigado a todos!
As velas de incandescência L5P exigem um procedimento de aprendizagem da vela de incandescência após a substituição. Não sei o quão importante é, mas se você receber mais códigos de vela de incandescência, eu faria isso.

#24 ·
Quando realizar o procedimento
Observação: A não realização deste procedimento pode resultar em baixo desempenho do sistema, definição de DTCs ou insatisfação do cliente.
Este procedimento é necessário quando o seguinte componente foi reparado, substituído, removido ou revisado: Vela de incandescência E12...

Instruções do manual de serviço da GM.

• Like
Reactions: viper8315
#29 ·
#27 ·
Qual seria a vida útil "esperada" de uma vela de incandescência L5P? Eu vou assumir que isso variaria com suas temperaturas de inverno ou garagem mais quente? Eu tinha um 03 7.3 PSD com 180.000 km rodados, sempre ao ar livre em KY e todos eles duraram sem substituição. Os L5P são mais propensos ao desgaste devido a algo?

#30 ·
Kent Moore EN-51249 não está mais em produção. OTC 7223 é a mesma ferramenta que pode ser encontrada na Amazon. Planeje gastar US$ 194,00 após impostos. Eu sei disso porque acabei de comprar um para adicionar ao meu arsenal. OTC 7223 é usado em motores Duramax 2001-2016 com as velas de ignição que tinham as pontas mais antigas. 2017 tinha as pontas de cerâmica que exigiam um alargador diferente.
Outra coisa a ter em mente é que a Merchant Automotive vende um kit de remoção que consiste em um martelo pneumático que vibra a vela de ignição para ajudá-la a soltar, um acessório para girar levemente com uma chave e um soquete especialmente usinado com uma gola que se encaixa na vela de ignição.
Este kit de ferramentas é recomendado para motores Duramax 2001-2016. Este kit NÃO é recomendado para motores posteriores com velas de ignição de cerâmica, pois a vibração pode quebrar as pontas e depositá-las em seu cilindro.
Não consegui encontrar o número da ferramenta alargadora que é necessário para o Duramax 2017 e posterior quando verifiquei meus registros de números de ferramentas, mas continuarei procurando. De memória, o alargador que você está procurando está difícil de encontrar.
Postarei o número da ferramenta se eu puder encontrá-lo.

#31 ·
OK, isto é o que eu tinha nos meus registos.
Fonte: Boletim de serviço GM nº 23-NA-032. Data: março de 2023.
"Informações sobre a manutenção de motores a diesel com velas de incandescência de cerâmica.
Silverado 2500 HD/3500 HD. 2017-2023. Motor, L5P.
"As ferramentas recomendadas para limpar estes orifícios das velas de incandescência são as seguintes:
6.6 L Diesel, 3.0 L Diesel e 1.6 L Diesel usam todos o alargador de orifício da vela de incandescência EN-52074.

Nota: Sempre que substituir uma vela de incandescência de cerâmica num motor a diesel, é necessário usar uma ferramenta de limpeza do orifício da vela de incandescência para remover a fuligem acumulada no interior do orifício da vela de incandescência. A única exceção a isto é ao fazer a manutenção de uma vela de incandescência no motor a diesel de 2,0 L ou 2,8 L.

Espero que isto ajude.

#32 ·
Bem, aqui está como é...

Image

A pequena parte frontal inteira é a parte do alargador.

#33 ·
Bem, aqui está como é...

View attachment 1143484

A pequena porção inteira na frente é a porção do alargador.
Eu tenho OTC 7223 que é o mesmo que EN-51249. Eles parecem quase idênticos, com exceção da ponta. EN-52074 parece ligeiramente mais gordo que OTC #7223.
Podemos sempre medir o nosso com um paquímetro e postar as informações se essa informação comparativa ajudasse alguém.

#35 ·
Sim, eu gostaria de saber o diâmetro da pequena ponta frontal. Como você pode ver na minha postagem 28, a ponta da vela de incandescência tem 0,142", então eu presumo que a ponta da ferramenta teria que ser maior do que isso para remover quaisquer detritos.

#36 ·
Aqui estão as medidas da ferramenta OTC nº 7223. Você pode compará-la com a EN-52074 quando forem postadas. O eixo redondo que começa ATRÁS da porca sextavada tem 0,322" de diâmetro. O eixo redondo tem 3,346" de comprimento. A parte da CABEÇA SEXTAVADA desta ferramenta NÃO está incluída em NENHUMA das medições porque essa parte da ferramenta não entra na cabeça e tem a ver com alcance ou profundidade.
A parte estreita do cortador encontra a extremidade do eixo circular com um diâmetro de 0,1675". Nesta localização, o eixo estreito é simplesmente circular, sem cortadores retificados no eixo estreito. Os cortadores começam e têm três ranhuras de corte cortadas no eixo. Para obter uma medição correta, girei o cortador em um movimento circular dentro do paquímetro. O diâmetro da área inicial do cortador é 0,1665".
A extremidade da ponta da ferramenta tem um chanfro afiado na extremidade que eu não medi, mas na extremidade dos cortadores (extremidade da ferramenta), antes do chanfro, tinha um diâmetro de cortador de 0,1625, que é apenas ligeiramente mais estreito do que minha primeira medição. O comprimento total da parte estreita da ferramenta, onde ela encontra o eixo circular maior, até a ponta do cortador é 0,9865". Adicionar o comprimento do eixo do cortador estreito ao eixo circular maior dá à ferramenta um comprimento de alcance de 4,3185".
Mais uma vez, a parte sextavada desta ferramenta onde uma chave é aplicada não está incluída nesta medição.
Tenha em mente que esta ferramenta, OTC 7223, se aplica aos motores Duramax 2001-2016. Esta não é a ferramenta recomendada para motores Duramax 2017 e posteriores com velas de ignição de cerâmica.
Mais uma coisa para pensar; As velas de cerâmica têm uma pequena covinha no eixo da vela de ignição onde a ponta de cerâmica se prende. Essa covinha obviamente aumenta a largura.
Espero que isso esclareça um pouco sua busca. Mike.

#37 ·
Obrigado, Mike. Boa descrição da medição. Essa extremidade do cortador confirma o que eu pensei. Como a ponta da haste tem cerca de 0,142" de diâmetro, e o diâmetro do seu cortador é mais largo do que isso, ele "cortará" ou removerá qualquer sujeira ao ser inserido no orifício. Acho que o que acontece com os detritos depende de quão cuidadoso se é ao fazer o trabalho. A tolerância na vela de ignição é bastante folgada. Verifico que os diâmetros do corpo superior acima e abaixo da área rosqueada variam 0,008" ou 0,010" e não têm efeito algum.

#38 ·
Bom, fico feliz que isso tenha te ajudado. Isso é só de memória, então me dê um pouco de margem, mas eu tinha lido que a GM não recomendava o uso de anti-seize porque poderia alterar as especificações de torque. Mecânicos diesel postaram que você deve absolutamente usá-lo. Anti-seize de COBRE foi recomendado acima de tudo. Eu tenho uma lata de cobre na minha oficina. Posso te dar o nome da marca se você precisar encontrar. Estou apenas jogando essa informação lá fora. Esta é sua decisão. Deixe-nos saber como isso sai e boa sorte.